Warning: Use of undefined constant ABR - assumed 'ABR' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/engeppe/www/blog.php on line 32
PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
Posso ajudar?
Espanhol Inglês Português
← voltar

Matérias

03
ABR
2018
Dicas

PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios

PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, é um programa direcionado a proteger as pessoas que estiverem em locais públicos ou privados como, escolas, hospitais, empresas, industrias contra os possíveis riscos de incêndio.

Geralmente, na ocorrência de um incêndio, as pessoas tendem a se desesperar dificultando ainda mais a sua sobrevivência e o plano ajuda na execução de ações, que auxiliam o próximo a sair seguro dessas situações.

É um potencial mecanismo para o combate a ocorrências arriscadas. Com o alvará do PPCI o proprietário não só estará pensando na segurança do próximo como também ajudara na prevenção do efeito causado pelo fogo.

PPCI
O PPCI é um plano de suma importância para a sociedade, que visa minimizar os resultados consequentes de um incêndio. A sua adequação inclui ações que visam a proteção e segurança do próximo.

Em um país onde catástrofes podem ser recorrentes, possuir desse alvará atualizado e os sistemas de segurança sempre prontos para serem utilizados, pode ser crucial na sua sobrevivência diante de incêndios.

– Preserva a vida de ocupantes de locais que poderão sofrer com as incidências do incêndio.

– Ajuda na não propagação do fogo, em defesa da vida, do local e do meio ambiente.

– Ajuda na continuação de serviços em locais após a incidência.

– Possibilita meios de controle e extermínio do fogo.

Os riscos de incêndio como, vazamento de gás, curto-circuito, colocar materiais inflamáveis em locais impróprios, bom senso na utilização de fogo em locais inapropriados, podem ocorrer de maneira natural e de surpresa. O PPCI não evitará por completo os riscos eminentes, mas minimizará inicialmente um.

Com todas as recomendações de segurança seguidas à risca como, corrimões devidamente colocados em locais necessários, sinalizações devidamente marcadas em caso de incêndio, sistemas elétricos revisados, são importantíssimas quando houver ocorrências arriscadas.

O PPCI se resume a formulários de documentos comprobatórios, planta do local em avaliação, e etc.

Para locais de baixo e médio risco de incêndio, como por exemplo edifícios que não usufruem de áreas para a utilização de combustíveis inflamáveis, explosivos ou qualquer substância que possa apresentar alto risco ao ser humano, ao local de inserção ou ao meio ambiente.

Já para locais que alto risco para a saúde humana, meio ambiente ou para o local de inserção, o requerimento tem que ser levado até o corpo de bombeiros para a verificação.

A validade pode atingir ate 5 anos, dependendo do risco proveniente e em locais onde ocorre o acumulo de pessoas como, bares, festas, boates o tempo é de até 3 anos. Porém, como algumas autorizações, o prazo do PPCI pode variar de região para região.
Compartilhe:
ATENDIMENTO
Caxias do Sul – RS
+55 (54) 99978-5447
vendas@engeppe.com.br
REDES SOCIAIS
© Copyright 2019 Engeppe Engenharia - Caxias do Sul - RS | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton